Dedetização de Baratas: Como Acabar com Essas Pragas Indesejadas

Você tem pavor de barata? Ou simplesmente quer evitar essas pragas indesejadas na sua casa? Veja como se livrar delas.

Se você já teve o desprazer de se deparar com uma barata em sua casa, sabe o quão desconfortável e até mesmo perturbador pode ser. 

As baratas, especialmente as duas espécies mais comuns no Brasil, a Blatella Americana e a Periplaneta Americana, são criaturas noturnas que podem se esconder habilmente durante o dia, indicando uma infestação quando são vistas fora de seus esconderijos habituais.

Diante desse problema, há quem diga que é difícil descobrir como acabar com baratas. Será realmente que elas são tão difíceis assim de combater? Leia as informações a seguir para encontrar a resposta que você está buscando.

 

 

As baratas são verdadeiros pesadelos, capazes de causar pavor até nos mais corajosos. Uma vez dentro de casa, elas se multiplicam rapidamente, tornando-se uma praga difícil de controlar. Sua capacidade de reprodução acelerada possibilita que pequena infestação possa se transformar em um grande problema em pouco tempo.

Um estudo realizado pela Universidade da Flórida revelou um dado assustador: para cada barata vista, há até 200 escondidas nas fendas das paredes e em outros locais escuros da casa. E esses insetos têm boas razões para se esconderem, já que são altamente adaptáveis e se reproduzem rapidamente. Em apenas um ano, uma única fêmea de barata alemã pode gerar centenas de descendentes.

 

Baratas mordem pessoas? 

Sim, infelizmente. Além de suas habilidades notáveis de voar, correr pelas superfícies e se esconder em locais apertados, as baratas, incluindo as da espécie germânica encontradas em cozinhas, são capazes de morder seres humanos. Surpreendentemente, a força de sua mordida pode chegar a ser 50 vezes o peso corporal do inseto. Essa mordida não só é dolorosa, mas também pode levar a complicações, como infecções, muitas vezes exigindo o uso de antibióticos para tratar adequadamente o ferimento.

 

Doença de barata pode matar?

Sim. Além do incômodo visual, as baratas trazem consigo uma série de problemas. Elas são portadoras de até 50 tipos diferentes de doenças e deixam para trás fezes e cascas que podem desencadear problemas respiratórios em humanos, como asma e doenças potencialmente perigosas para a saúde humana como: furunculose (presença de furúnculos), febre tifóide, hanseníase, tuberculose, poliomielite, hepatite A, parasitoses, meningite, pneumonia, diarreia.

 

 

As principais características das baratas:

  • As baratas são noturnas, ativas principalmente à noite.  Quando eles são vistos durante o dia, normalmente é um indício de uma infestação.  Eles são vistos fora porque os pontos de abrigo estão cheios. 
  • Assim como qualquer outra praga, as baratas também dependem dos 4 As para sobreviver: Alimento, água, temperatura adequada e abrigo. Entre essas necessidades, a água é a mais vital para elas, podendo sobreviver até 30 dias sem comida, mas apenas cerca de 7 dias sem água.
  • Elas têm uma preferência por ambientes quentes, úmidos e escuros, como rachaduras e fendas, comportamento conhecido como tigmotrófico. 
  • São bastante sedentárias, passando cerca de 75% de suas vidas paradas, buscando estabelecer-se o mais próximo possível de suas fontes de alimento e água.
  • As baratas podem se reproduzir rapidamente. Alguns mais rápidos do que outros, mas todos são muito rápidos.  
  • Como mencionamos anteriormente, as baratas podem carregar e espalhar doenças.  Até 50 diferentes.
  • À medida que vivem e crescem, eles naturalmente criam material fecal e peles de castas ou mudas.  Ambos podem causar problemas respiratórios ou desencadear problemas existentes em humanos, como a asma.
  • São altamente adaptáveis e podem sobreviver em quase todos os ambientes, inclusive em locais improváveis, como freezers e fornos de cozinha. Essa capacidade de adaptação é uma das razões para sua longa existência na Terra, estimada em mais de 500 milhões de anos. 
  • Todas as baratas passam por um processo de metamorfose gradual, que inclui as etapas de ovo, ninfa e adulto.

 

 

Conheça os comportamentos das Baratas:

  • Tigmotrófico: As baratas preferem abrigar-se em locais onde possam sentir contato com o substrato ao redor, como rachaduras e fendas.
  • Canibalístico: Em momentos de estresse ou em populações grandes, as baratas podem anteceder umas às outras. As ninfas recém-mudadas são particularmente vulneráveis.
  • Coprófagos: As baratas alimentam-se de fezes dentro e ao redor dos locais de abrigo, utilizando material fecal como fonte essencial de alimento, especialmente as baratas imaturas.
  • Necrófagos: As baratas alimentam-se facilmente de carcaças de outras baratas mortas, desempenhando um papel eficiente na reciclagem.
  • Onívoras: As baratas alemãs alimentam-se de uma ampla variedade de alimentos, incluindo proteínas, carboidratos e gorduras.
  • Noturno: As baratas são naturalmente ativas durante a noite, embora esse comportamento possa ser alterado, especialmente em edifícios com atividade noturna intensa.
  • Negativamente fototrópico: As baratas evitam a luz brilhante sob condições naturais, embora esse comportamento possa mudar em locais com iluminação constante ou anormal.
  • Agorafóbicas: As baratas preferem espaços apertados e evitam a exposição prolongada a áreas abertas.

 

 

As Fases da Barata

O Ovo

Os ovos são depositados em pequenas cápsulas, chamadas oothecas, pela fêmea. Estas cápsulas protegem os ovos até a eclosão das ninfas. O número de ovos por cápsula varia de acordo com a espécie.

Ninfas

As ninfas, ou baratas imaturas, emergem das ootecas e buscam rapidamente abrigo. Expostas, podem se tornar presas para os adultos, já que não há lealdade parental.

Durante seu desenvolvimento, as ninfas passam por várias mudas ou ínstares, sendo fontes de alérgenos.

Adulto

  • Baratas adultas podem ou não possuir asas, e mesmo quando presentes, podem não ser funcionais. Alguns desenvolvem almofadas alares ou asas vestigiais, vestígios de uma ancestral capacidade de voo. São capazes de reprodução imediatamente após atingirem a fase adulta.
  • A barata alemã, uma das mais comuns no mundo, pode ser encontrada em todos os continentes, exceto possivelmente na Antártida.
  • É uma espécie predominantemente interna, mas ocasionalmente pode ser avistada ao ar livre.
  • Pequena em comparação com outras espécies, medindo apenas cerca de 1-2 cm de comprimento, e caracterizada por duas listras escuras em seu pronotum.
  • Seus excrementos, semelhantes a grãos de pimenta, são frequentemente encontrados em locais onde as baratas descansam.
  • São ágeis, sendo capazes de cobrir até 12 centímetros por segundo, de acordo com estudos.
  • A fêmea pode gerar numerosas crias em um curto espaço de tempo, produzindo até 6 lotes de ovos por ano, com cada ooteca podendo conter até 48 filhotes.
  • Adaptadas a uma variedade de ambientes, as baratas alemãs têm preferência por temperaturas que agradam à maioria dos seres humanos.
  • Em suma, são insetos extremamente versáteis em sua dieta, consumindo quase qualquer tipo de alimento disponível.

 

 

Como acabar com as baratas?

Para entender melhor como combater as baratas, é importante conhecer suas características e comportamentos. 

As baratas têm preferência por ambientes quentes, úmidos e escuros, e são mestras em se adaptar a quase qualquer ambiente. 

Elas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa. Sendo assim, a alimentação das baratas é variada e não se restringe apenas a doces, migalhas, restos de louças sobre pia. 

Devoram qualquer coisa que encontram, como cola, papel, couro, fios de cabelo, pele, unhas, fezes, matéria orgânica em decomposição.

Elas se alimentam de quase tudo, são canibais em momentos de estresse e têm um ciclo de vida composto por ovos, ninfas e adultos.

 

 

O que fazer para eliminar baratas?

Felizmente, existem medidas preventivas que podem ajudar a controlar a infestação de baratas. Separamos algumas dicas e soluções sustentáveis para livrar a sua casa das baratas. Confira!

É preciso eliminar os 4 A’s:

  • Alimento – Manter o ambiente limpo é fundamental para evitar que as baratas encontrem fontes de alimento. Isso inclui guardar alimentos em recipientes selados, limpar regularmente migalhas e resíduos de comida, não deixar pratos sujos na pia durante a noite e remover qualquer alimento acessível para as baratas.
  • Acesso – As baratas podem entrar em nossas casas por meio de ralos e aberturas. Portanto, é importante instalar ralos abre/fecha ou mantê-los sempre fechados quando não estiverem em uso. Além disso, vedar qualquer outra possível entrada, como frestas em portas, janelas e paredes, é essencial para evitar a entrada desses insetos.
  • Abrigo – As baratas procuram por abrigos para se esconder durante o dia. Fechar frestas, rachaduras e qualquer outra abertura que possa servir como esconderijo para elas é crucial. Isso pode incluir o uso de vedantes em torno de tubulações, caixilhos de janelas e outros pontos de acesso potenciais.
  • Água – Assim como todos os seres vivos, as baratas precisam de água para sobreviver. Eliminar pontos de acúmulo de água, como vazamentos de torneiras, canos que pingam, pratos de plantas com água estagnada e qualquer outra fonte de umidade excessiva, é essencial para privá-las desse recurso vital.

No entanto, em casos de infestações severas, a dedetização de baratas por profissionais especializados é a melhor solução. 

Com técnicas e produtos específicos, é possível eliminar essas pragas de forma eficaz e segura, garantindo um ambiente livre de baratas e de preocupações com a saúde.

Se você está cansado de lidar com a presença indesejada de baratas em sua casa ou empresa, não hesite em buscar ajuda especializada. 

Acabar com essas pragas é possível, e tanto residências quanto estabelecimentos comerciais merecem estar em um ambiente limpo, seguro e livre de baratas.

Então, se você precisa de uma solução eficaz, entre em contato conosco.  Com mais de 20 anos de experiência dedicados a eliminar pragas e promover ambientes seguros, nós da Passare Pest Control estamos aqui para ajudar a resolver o seu problema com baratas de uma vez por todas. 

Confie em nosso trabalho de qualidade e compromisso com a excelência em serviços de dedetização. Entre em contato conosco agora mesmo e dê o primeiro passo para um ambiente livre de baratas. Sua tranquilidade e segurança são nossa prioridade número um.

 

Compartilhe esse post
Whatsapp

Fale por Whatsapp